sábado, 16 de fevereiro de 2013

Todas as vezes em que nos deliciamos "hhhuuummm"

Depois de dois dias "corta pulsos" com a bisbilhotice alheia, achei que merecia um agrado natureba para fazer um cafuné no meu estômago e de quebra, na auto-estima que não sabia muito bem onde tinha ido parar. Fiquei ali firme ao pé do fogão e tasquei no panelão: carne de soja que parece a moída, fatias de abobrinha, tomate e cebola (como é terapêutico cortar qualquer um desses no auge do dia chororô), rodelas picadinhas de palmito, champinhom cortado, pitadinhas de pimenta rosa, zathar, manjericão, ervas finas, cominho, pó de caldo de peixe (é, dele devo confessar que tenho saudades), folhinha de louro, Sabor a Mi azeite e ervas, pó de purê, cuscuz semi pronto, um pouco de patê de tomate cereja, shoyo e sabe Deus o que mais, manteiga ghee e uma pasta que minha amiga diarista fez. O amigo arco íris acha que é de batata, mas não tinha isso aqui quando ela veio, só que devemos levar em consideração que da penúltima vez ela repôs meu açúcar e sal espontaneamente, então pode ter trazido pronto
O acompanhamento é chá branco com água de coco
Minha gente! Para o meu paladas viciado em tempero forte de comida indiana achei que não está nem temperado demais e nem de menos. Dá para comer gemendo: hhhuuummm! E tem quase tudo que preciso né? Fibra, proteína, uma sombra de carboidrato (é, está mais que na hora de voltar à zona cerealista e "fazer o rapa" para mais um mês, que dá mó preguiça de voltar antes por conta das sacolas que tenho que carregar).
Ontem fiz outra pizza veg e o amigo multicor achou que o cheiro estava bom (nunca antes na história desse país encantei ninguém com esta alquimia, é inédito e mágico para a bruxinha ruiva aqui). Era massa integral, coloquei o molhinho de tomate cereja, tofu, shoyo e sabe Deus o que mais, abobrinha, tomate, champinhom, palmito, todos os temperos mencionados acima e assei. Meus pais chegaram na hora em que o aroma inundava a casa, mas como era de se esperar, se recusaram a arriscar que paladar tinha. Acabei requentando depois que eu e o freela fixo vimos "E Aí Comeu"? É uma comédia bem previsível, mas depois de dois dias chorando com palpite e perguntinha inconvenientes, foi bom para "desopilar o fígado", como diria "dona Lu", o melodrama que me gerou. Desta não me ocorreu registrar, até por já ter posto umas imagens de outras bem similares por aqui.
Estes dias voltei à nutricionista e "tchan, tchan, tchan, tchan"... Não estou com anemia, mas o colesterol não está exatamente como deveria. São as empadas e batatas fritas que como emergencialmente na rua, suponho eu, pois a carne gordurosa saiu fora do cardápio há tempos, o ovo está dentro do recomendado (1 a 2 vezes por semana, só quando os parentes não têm outra opção), os queijos gordurentos foram limados ano passado... Então... Acho que prevendo sem querer o resultado, comi bem comportadamente no Sesc  Ipiranga: feijão (recolocado na "dieta" só por conta do ferro, pois o gosto não me apetece nem um pouco), arroz integral, berinjela saltê (provavelmente não se escreve assim, mas estou aportuguesando tudo em homenagem ao meu ex chefe da Casseta Mercantil, um nacionalista), salada grande de alface, tomate e queijo branco, cupuaçu com chocolate e suco de maracujá orgânico. Hhhhuuuummmm!
O amor da minha vida voltou para casa: Bidu, o westie companheiro que você vê aí atrás
E neste café da manhã mirabolei uma nova maneira de disfarçar que só me encanta o cheiro e não o gosto do café, só para lembrar o aroma da bebida quando visitava meu avô no norte do Paraná e ainda ganhava por tabela a chuva e a terra vermelha no nariz: misturei com a Nutella que minha mãe deu, pois se recusa a crer que tenho cólica com derivado de leite e definitivamente cortar o laço com lácteos é destarrachar tardiamente o cordão umbilical. Nem amargo demais e nem doce além da conta. Uma colher. Para tomar rezando...
Há que se fazer uma força significativa para manter a linha, ainda mais com as fomes fora de hora na rua, mas vale a pena a sensação de saciedade com nada trash e por tabela a amiga pé no peito te receber com "como está magra"!
A nutri deu novas receitas. Em breve, cenas dos próximos capítulos de quem comeu fritura em casa quase toda a vida suando a camisa para tornar as refeições apresentáveis para a saúde - e para o blog também, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário